.
ONDAS
Waves
Ondas Sonoras
Para facilitar a compreensão do fenômeno das ondas sonoras, vamos começar trazendo o exemplo de ondas em água, pois elas são facilmente visualizadas e têm semelhanças com as ondas sonoras.
Você já deve ter observado que, quando jogamos uma pedra ou qualquer objeto na superfície de águas tranquilas (um lago ou uma piscina, por exemplo), formam-se linhas concêntricas (mesmo centro) ou ondas circulares.
Você também já deve ter percebido que, quando puxamos a corda de um violão, toda a corda passa a vibrar. As linhas concêntricas que se formam na água e a vibração da corda do violão são perturbações que se propagam.
Essas perturbações são chamadas de pulso. Uma série de pulsos denomina-se ondas.
Podemos também formar outro tipo de onda por meio de uma corda presa à parede (ou a um objeto fixo), de modo que a corda fique na posição horizontal. Se você balançar a corda no sentido vertical, verá que essa perturbação se propaga até a parede.
Características das Ondas
As ondas do mar são semelhantes às ondas que se formam numa corda. Apresentam ponto(s) mais elevados(s) – C da imagem – chamados crista(s) ou monte(s). Já os pontos mais baixos – E e G da imagem – são chamados de vales ou depressões.
As ondas são caracterizadas pelos seguintes elementos:
Amplitude
.
Distância - CD da imagem - que vai do eixo médio da onda - linha AB da imagem – até o ponto mais alto de uma crista ou até o ponto mais baixo de um vale.
Comprimento de Onda
.
Distância entre dois vales sucessivos - EG da imagem - ou entre duas cristas sucessivas.
Frequência (F)
.
Número de ondas formadas em 1 s (segundo); a frequência é medida em hertz (Hz): 1 Hz equivale a uma onda por segundo.
Período (T)
.
Tempo gasto para formar uma onda. O período é o inverso da frequência, ou seja:
T = 1/F ou F = 1/T
Por exemplo, se o período de uma onda é de 0,25 s; a frequência será:
F = 1/T = 1/0,25 = 1/25/100 = 100/25 = 4 Hz
.
Obs.: -Favor ver imagem esclarecedora abaixo
.
0 Comentários:
Postar um comentário